Temperatura recorde foi registrada na zona oeste da cidade; prefeitura emite alerta para população diante da onda de calor extremo.

Foto: Divulgação.
O Rio de Janeiro viveu nesta segunda-feira (17) o dia mais quente do verão, com os termômetros marcando 41,3°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Marambaia, zona oeste da cidade. A sensação térmica chegou a 42°C no mesmo horário.
A alta temperatura levou a prefeitura a decretar, pela primeira vez, o nível Calor 4, o segundo mais alto na escala de alerta. Esse nível é acionado quando os índices de calor ficam entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos.
Efeito do calor na cidade
No Centro do Rio, passageiros de ônibus e trabalhadores enfrentaram dificuldades com as temperaturas elevadas. “Está muito quente, a gente quase não aguenta essa secura”, relatou Maria, enquanto aguardava o transporte público.
De acordo com a Climatempo, um sistema de alta pressão segue atuando sobre o Rio de Janeiro, impedindo a chegada de frentes frias e mantendo o tempo seco e quente. A previsão é de temperaturas acima dos 40°C ao longo da semana, com possibilidade de umidade relativa do ar abaixo dos 20% durante a tarde.
O prefeito Eduardo Paes fez um alerta à população e descartou qualquer restrição ao carnaval de rua. “Não vamos cancelar blocos, mas é essencial que todos se cuidem. Hidratem-se e protejam-se do calor”, recomendou.
Mesmo com as temperaturas extremas, as praias da cidade ficaram lotadas. Entre os banhistas estavam as atrizes Agatha Moreira e Guilhermina Guinle, que aproveitaram o dia de sol.
Com informações do iBahia.