A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (2), uma operação para desarticular uma quadrilha acusada de aplicar golpes com falsas franquias de lojas de empadas. As investigações apontam que o prejuízo causado aos investidores soma R$ 1 milhão.

Foto: Ilustrativa/Jazi Araújo/Pixabay
Esquema do golpe
Os criminosos ofereciam franquias de lojas de empadas, sem que a marca estivesse devidamente registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para dar credibilidade ao golpe, utilizavam várias pessoas jurídicas e intermediários. Algumas vítimas chegaram a pagar por quiosques que nunca foram entregues, enquanto outras receberam pontos comerciais com aluguéis atrasados, sendo despejadas posteriormente.
Em um caso, um investidor recebeu cheques no valor de quase R$ 300 mil como reembolso, mas os documentos não tinham fundos.
Investigações e prisões
Até o momento, a polícia identificou 10 pessoas lesadas financeiramente. Dois suspeitos, incluindo o chefe do grupo, foram localizados. Durante mandados de busca e apreensão em endereços na Zona Oeste do Rio e no município de Queimados, policiais apreenderam celulares e equipamentos eletrônicos.
Com informações do Bnews.