O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não estará presente no funeral do Papa Francisco, marcado para o próximo sábado (22), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante coletiva de imprensa.

“Não, o presidente não tem planos de comparecer”, declarou Peskov ao ser questionado sobre a participação de Putin na cerimônia fúnebre do pontífice argentino, que faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos.
Apesar da ausência, o líder russo enviou condolências ao cardeal Kevin Joseph Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, destacando o papel de Francisco no fortalecimento das relações entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica.
“Por favor, aceite minhas mais sinceras condolências pelo falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco”, escreveu Putin. “Ao longo dos anos de seu pontificado, ele promoveu ativamente o desenvolvimento do diálogo entre as Igrejas Ortodoxa Russa e Católica Romana, bem como a cooperação construtiva entre a Rússia e a Santa Sé.”
O presidente russo ainda completou: “Nesta hora triste, gostaria de transmitir a você e a todo o clero católico minhas palavras de simpatia e apoio.”