O presidente russo Vladimir Putin afirmou no último domingo (4) que não houve necessidade de utilizar armas nucleares na guerra contra a Ucrânia e que espera que isso não seja necessário no futuro. Em entrevista à televisão estatal russa, ele declarou que a Rússia tem força e recursos suficientes para levar o conflito a uma “conclusão lógica” sem recorrer ao arsenal nuclear.

Foto: Kremlin
Putin também mencionou que a doutrina nuclear russa foi reformulada em novembro de 2024, flexibilizando as condições para o uso dessas armas. No entanto, ele enfatizou que a Rússia não precisa recorrer a essa alternativa para alcançar seus objetivos militares.
A declaração ocorre em meio a um contexto de tensões e negociações estagnadas entre Rússia e Ucrânia. Recentemente, Putin anunciou um cessar-fogo humanitário de 72 horas, de 8 a 10 de maio, em comemoração ao Dia da Vitória, mas o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky considerou a trégua insuficiente e defendeu uma pausa mais longa nas hostilidades.
Enquanto isso, o conflito segue marcado por ataques constantes, como o recente bombardeio com drones russos na capital ucraniana, Kiev, que deixou feridos e causou destruição.
Com informações do Bnews.