Dois policiais militares foram detidos sob acusação de homicídio após a morte do Guarda Civil Municipal de Iracemápolis, Antônio Marcio Costa Oliveira, de 45 anos. O agente foi baleado por engano durante buscas por suspeitos de furto em Piracicaba, na quarta-feira (22). A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou que os policiais foram encaminhados ao Presídio Romão Gomes e que o caso está sob investigação.

Foto: Prefeitura de Iracemápolis.
A tragédia ocorreu em uma clínica oftalmológica no Bairro Alto, região central de Piracicaba. O guarda, que estava de folga e realizava a segurança do local, foi atingido pelas costas enquanto estava no telhado do imóvel. Segundo testemunhas, ele tentava intervir na fuga dos suspeitos. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento do disparo, e a vítima foi socorrida pelos próprios policiais, mas não resistiu aos ferimentos.
Fatos e investigação
De acordo com a SSP-SP, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto em uma residência. Durante a abordagem, os suspeitos fugiram pelos telhados das casas vizinhas, e um deles entrou na clínica. Os policiais cercaram o imóvel e, ao avistarem Antônio armado no telhado, efetuaram os disparos. Posteriormente, constataram que ele era um guarda municipal, não um dos criminosos.
A SSP lamentou a morte do agente e destacou que um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado para apurar o ocorrido. Além disso, o caso também está sendo investigado pela Delegacia de Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba. A PM afirmou que não compactua com excessos ou desvios de conduta e garantiu uma investigação rigorosa.
Detalhes do incidente
Antônio Marcio Costa Oliveira trabalhava na clínica há cerca de 15 anos. No momento do ocorrido, ele foi informado por uma funcionária sobre a presença de um suspeito no local e tentou agir, mas foi baleado no intervalo da abordagem. Testemunhas relataram o momento dos disparos e o grande número de viaturas que chegaram à clínica logo após o incidente.
Um dos suspeitos de furto foi preso nas proximidades do imóvel, mas o outro continua foragido. A Polícia Civil ainda não divulgou detalhes das investigações iniciais nem das imagens de segurança mencionadas pela PM.
Velório e despedida
O velório de Antônio foi marcado para esta quinta-feira (23), das 14h às 17h, no Crematório Memorial Metropolitano de Piracicaba. O enterro está previsto para ocorrer na sexta-feira (24), às 10h, no Cemitério da Vila Rezende. O guarda, que era casado, deixa familiares, amigos e uma comunidade consternada.
Pontos a serem esclarecidos
Entre as questões pendentes estão os detalhes sobre o início das investigações pela Polícia Civil e os procedimentos adotados pela PM em relação aos agentes envolvidos. Além disso, as imagens das câmeras de segurança ainda não foram divulgadas, e o segundo suspeito de furto permanece foragido.
Com informações do G1.