Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (15), contra suspeitos de envolvimento em práticas de caça ilegal dentro do Parque Nacional e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, município localizado a 444 km de Salvador. A ação faz parte da operação Buckshot.
As investigações tiveram início no começo deste ano, após o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) identificar a atuação de um grupo formado por cinco pessoas que, segundo a PF, se reunia com frequência para caçar e abater animais silvestres nas regiões de Pé da Ladeira e Icó, ambas inseridas em áreas de preservação ambiental.

Durante a operação, foram apreendidas carcaças de animais, carabinas de pressão, pólvora, chumbo para munição e diversos petrechos utilizados na atividade ilegal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de caça em unidade de conservação federal, posse irregular de arma de fogo e associação criminosa. O material apreendido será periciado, e a PF dará continuidade às investigações para aprofundar a apuração das condutas do grupo.