Oportunidades são para diversos cargos na área policial, com edital previsto para até seis meses.

Foto: Divulgação.
A Polícia Federal (PF) publicou nesta sexta-feira (14) a autorização para a realização de um novo concurso público, com mil vagas distribuídas entre os seguintes cargos: delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. A distribuição das vagas é a seguinte:
• 120 vagas para delegado de polícia federal
• 69 vagas para perito criminal federal
• 630 vagas para agente de polícia federal
• 160 vagas para escrivão de polícia federal
• 21 vagas para papiloscopista policial federal
A autorização foi assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O edital de abertura das inscrições deverá ser publicado em até seis meses, a partir de hoje.
Novas contratações e combate ao crime organizado
O anúncio do concurso foi feito após uma reunião de ministros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. A ministra da gestão, Esther Dweck, informou que, embora o concurso tenha sido autorizado, a nomeação dos aprovados deverá ocorrer apenas no final de 2025.
Segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, as novas contratações irão reforçar a Polícia Federal no combate ao crime organizado, segurança das fronteiras e combate ao crime ambiental.
Último concurso
O último concurso da PF aconteceu em 2021, quando foram oferecidas 1.500 vagas para os cargos de delegado, escrivão, papiloscopista e agente. O processo foi organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos).
Com informações do G1.