Uma operação realizada pela 5ª DP (Mem de Sá) neste domingo (30) resultou na descoberta e fechamento de um casarão utilizado como “bunker do tráfico” na Lapa, região central do Rio de Janeiro. O imóvel, que funcionava como boca de fumo, contava com estrutura reforçada por portas de aço e até uma passagem secreta, usadas pelos criminosos para tentar escapar de operações anteriores.

Foto: Divulgação.
Durante a ação, os policiais invadiram o local, situado entre as Ruas Joaquim Silva e Travessa Mosqueira, e prenderam dois suspeitos em flagrante: Magno Cavalcanti de Barros, de 27 anos, e Nathan Souza Resgate, de 22. Ambos possuem antecedentes por tráfico de drogas e roubo. Contra Nathan, também foi cumprido um mandado de prisão temporária, uma vez que ele estava foragido desde outubro após não retornar de uma saída temporária da prisão.
O casarão, aparentemente abandonado, era utilizado para a comercialização de entorpecentes, atraindo consumidores que faziam fila na porta para adquirir os produtos. No local, a polícia apreendeu mais de duas mil unidades de drogas, incluindo maconha, haxixe, skank, pinos de cocaína e pedras de crack. A Polícia Civil estima que o prejuízo para os traficantes ultrapasse R$ 100 mil.
Os investigadores acreditam que o imóvel pertencia ao traficante Wilton Carlos Rabelo Quintanilha, conhecido como Abelha, uma das lideranças do Comando Vermelho. Diferente de outros imóveis abandonados já desativados em operações anteriores, esse bunker apresentava um sistema de portas de aço pesando mais de 300 kg, além de um quarto isolado com passagem secreta, usada para facilitar fugas e dificultar a ação policial.
Com a prisão dos suspeitos e a retirada das estruturas de segurança, o bunker foi completamente desfeito. A operação representa mais um golpe contra o tráfico de drogas na região e reforça o trabalho policial em busca de desarticular organizações criminosas.
Com informações do G1.