Um policial militar foi flagrado agredindo com uma coronhada o rosto de um homem durante uma manifestação pacífica na Rua das Palmeiras, bairro de Valéria, na noite de sábado (15). O vídeo da ação circula nas redes sociais e mostra o momento em que o PM atinge o manifestante, identificado como Júnior, irmão de Matheus Silva Ribeiro dos Santos, morto após ser baleado em 11 de novembro.

Foto: Divulgação.
Contexto da manifestação
Matheus, de 25 anos, foi atingido por disparos durante uma operação da 31ª Companhia Independente (CIPM/Valéria) e socorrido ao Hospital do Subúrbio, mas não resistiu. A morte motivou o protesto na comunidade.
Agressão registrada
Durante o ato, Júnior sofreu ferimentos após a coronhada. Logo depois, os policiais retornaram à viatura e deixaram o local.
Nota da Polícia Militar
Em comunicado, a PM da Bahia afirmou que a equipe fazia rondas quando foi alvo de golpes desferidos por alguns participantes da manifestação. Segundo a corporação, ao desembarcar para “orientar o grupo e restabelecer a ordem”, um manifestante teria tentado agarrar um dos policiais.
“No ato de contenção, ocorreu contato involuntário entre o cidadão e a extremidade do armamento empunhado pelo militar”, diz a nota.
Investigações
- A 3ª Delegacia de Homicídios de Salvador apura a morte de Matheus.
- A própria PM informou que abriu avaliação técnica sobre os procedimentos adotados na abordagem.
- As duas ocorrências — morte do jovem e agressão durante o protesto — estão sendo analisadas de forma integrada.
Compromisso institucional
A PMBA declarou que mantém “compromisso com a transparência, a legalidade e a permanente qualificação de suas atuações”.
Com informações do Correio da Bahia.