A partir de agosto, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser atendidos em clínicas e hospitais particulares. A iniciativa, batizada de Agora Tem Especialistas, é do Ministério da Saúde e visa reduzir as filas de espera na rede pública.
O programa permite que operadoras de planos de saúde que têm dívidas com o SUS — que ultrapassam R$ 1 bilhão — as quitem oferecendo consultas, exames e cirurgias eletivas.

Como vai funcionar?
O processo para o paciente continua o mesmo:
- O paciente vai à Unidade Básica de Saúde (UBS).
- A solicitação de atendimento é registrada no sistema de regulação.
- O sistema pode, então, encaminhar o paciente para um atendimento na rede privada credenciada, com base em critérios clínicos.
O agendamento será feito pelo próprio SUS, sem que o paciente precise buscar o serviço diretamente.
A participação das operadoras é voluntária, limitada a empresas que comprovem capacidade técnica e realizem mais de 100 mil atendimentos por mês. A adesão será feita pela plataforma InvestSUS. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) será responsável por fiscalizar o programa e garantir que os beneficiários dos planos de saúde não sejam prejudicados.