A Polícia Federal (PF) está desmantelando um esquema de tráfico internacional de drogas que envolvia a Bahia e outros estados brasileiros, como Goiás, Minas Gerais, Amazonas e o Distrito Federal. A operação, que é uma das maiores já realizadas, busca desarticular uma rede criminosa que, em dois anos, movimentou mais de R$ 2 bilhões.

No total, estão sendo cumpridos 19 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão em diversas localidades. Entre os investigados, está o líder de uma facção criminosa do Nordeste, atuando especialmente na Bahia e Sergipe, além de um fugitivo, cuja inclusão na lista vermelha da Interpol visa facilitar sua captura internacional.
As investigações tiveram início no ano passado, após a apreensão de uma tonelada e meia de drogas e cinco fuzis no Amazonas, com destino ao Distrito Federal. Desde então, a PF tem seguido as trilhas do dinheiro e desvendado uma sofisticada rede de empresas de fachada que gerenciavam os recursos ilícitos. Parte dos fundos foi transferida para a Colômbia, onde um dos suspeitos reside e onde são realizados os pagamentos das drogas.
Cerca de 40 indivíduos foram identificados nas investigações, incluindo traficantes, gestores financeiros e laranjas. A operação também resultou na apreensão de armas, munições, drogas e bens de luxo, como veículos e relógios.