O cineasta palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário “Sem Chão”, vencedor do Oscar, foi atacado por colonos israelenses e posteriormente detido por militares das Forças de Defesa de Israel na Cisjordânia, segundo informações do jornal israelense Haaretz. O ataque ocorreu perto do assentamento de Susya nesta segunda-feira (24).

Foto: Mike Blake/Reuters
De acordo com o jornalista israelense Yuval Abraham, que também dirigiu o documentário, Ballal foi agredido com pedras e bastões, sofrendo ferimentos na cabeça e no abdômen. Enquanto recebia atendimento em uma ambulância, soldados israelenses o retiraram do veículo e o prenderam. Não há informações sobre seu paradeiro desde então.
Testemunhas relataram que entre 10 e 20 colonos mascarados participaram do ataque, quebrando vidros de carros, furando pneus e agredindo ativistas judeus que estavam no local. A Associated Press informou que Ballal foi levado vendado pelos militares.
Contexto do Documentário
O filme “Sem Chão” aborda a realidade dos palestinos na Cisjordânia, particularmente os moradores de Masafer Yatta, que enfrentam ameaças de expulsão por parte do Exército israelense. O território foi designado como zona de treinamento militar por Israel nos anos 1980, e centenas de palestinos já foram deslocados.
Conflito na Cisjordânia
Desde o fim de uma trégua entre Israel e Hamas, a tensão aumentou na Cisjordânia, onde forças israelenses realizam operações militares contra grupos considerados extremistas. A ocupação israelense na região, que abriga mais de 140 assentamentos e 450 mil israelenses, é condenada pela comunidade internacional.
O caso de Hamdan Ballal evidencia o aumento da violência na região e reforça preocupações sobre os direitos da população palestina sob controle militar israelense.
Com informações do G1.