O pagamento do Seguro Safra, beneficiando 214 mil agricultores familiares baianos que aderiram ao programa na safra 2023/2024, começa na próxima terça-feira (18). Cada família receberá R$ 1.200,00, somando um total de R$ 257 milhões em recursos. Este ano, 54% dos beneficiários são mulheres.

Foto: Italo Oliveira/SDR/GovBa
A primeira etapa contempla moradores da Região Agrícola 1, que inclui territórios como Chapada Diamantina, Irecê e Velho Chico, atingidos por perdas na colheita devido às condições climáticas. O programa, que visa garantir segurança alimentar e movimentar a economia local, também prioriza agricultores registrados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) com renda de até 1,5 salário mínimo e áreas cultivadas entre 0,6 e 5,0 hectares.
Executado na Bahia pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o programa reforça o compromisso de apoio às famílias agricultoras. O calendário de pagamento será dividido conforme o final do NIS dos beneficiários, iniciando em 18 de março e encerrando em 31 de março.
Com informações do Bahia.Ba.