Nesta quarta-feira (19), diversos órgãos estaduais e municipais realizaram uma simulação de acidente com trio elétrico no Farol da Barra, em Salvador. O objetivo foi treinar equipes de saúde, segurança pública e outras instituições, utilizando técnicas de primeiros socorros para o Carnaval. A ação faz parte de uma série de preparativos para o evento, buscando garantir uma resposta rápida e eficaz em situações de emergência.

Foto: Maycol Douglas
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Adson Marchesini, explicou que o treinamento envolveu a simulação de um acidente com um trio elétrico e uma carga de rede elétrica. “O objetivo é socorrer as vítimas rapidamente e conduzi-las para o atendimento emergencial. Também utilizamos helicópteros nesse simulado”, disse Marchesini.
Rodrigo Alves, novo secretário de Saúde de Salvador, também participou da simulação e destacou a importância dos simulados. “O treinamento é fundamental para que as forças envolvidas saibam exatamente o que fazer em situações de urgência. O tempo de planejamento na hora de uma emergência é mínimo, por isso, a execução deve ser rápida e coordenada”, afirmou Alves.
A simulação, que contou com mais de 250 profissionais e voluntários, foi focada em múltiplas vítimas, incluindo traumas de atropelamento e queimaduras por choque elétrico. O cenário incluía um trio que perdeu os freios e colidiu com um poste, expondo fios energizados. A cada ano, o treinamento se adapta a novos cenários para aprimorar a preparação das equipes.
Com informações do Bnews.