A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação Narco Vela, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas. O esquema utilizava embarcações como barcos e veleiros, além de equipamentos de rastreamento por satélite, para transportar entorpecentes aos continentes europeu e africano.

Foto: Danilo Santos/g1
Ações realizadas
- Mandados cumpridos: Foram expedidos 4 mandados de prisão preventiva, 31 de prisão temporária e 62 de busca e apreensão em cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina) e em três países (Estados Unidos, Itália e Paraguai).
- Apreensões: Carros de luxo, embarcações e drogas foram confiscados, além do bloqueio de bens no valor de R$ 1,32 bilhão.
Modus operandi
A droga era armazenada no litoral da Baixada Santista e transportada em lanchas rápidas até o alto-mar, onde era transferida para veleiros e pesqueiros com capacidade transoceânica. Próximo à costa da África ou das Ilhas Canárias, os entorpecentes eram novamente transferidos para embarcações menores, dificultando a fiscalização.
Investigação
A operação teve início após uma comunicação da Drug Enforcement Agency (DEA) dos EUA sobre a apreensão de 3 toneladas de cocaína em um veleiro brasileiro em fevereiro de 2023. A abordagem foi realizada pela Marinha Americana, com apoio da Guarda Civil Espanhola e da Marinha Francesa.
Os investigados responderão por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa.
Com informações do G1.