A Neoenergia Coelba, por meio da Operação Gatonet, retirou 837 quilos de fiação clandestina em Pernambués, em Salvador, nesta semana. A ação tem como objetivo remover cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes, o que causa poluição visual, riscos de incêndios e acidentes graves. Esta foi a terceira operação da iniciativa na cidade, que já removeu um total de 5,3 toneladas de cabos irregulares.

Foto: Divulgação.
Além dos cabos, 46 caixas irregulares também foram retiradas. Essas caixas são frequentemente responsáveis por incêndios em fiações. O “Gatonet”, uma empresa que fornece serviços de telefonia e internet sem a devida autorização, não tem contrato para usar os postes da Coelba e não realiza as adequações necessárias, o que resulta em prejuízos à sociedade.
A Neoenergia Coelba também orienta a população a contratar apenas empresas que possuam contrato para o uso dos postes, garantindo que o processo de instalação tenha passado por uma análise técnica e esteja dentro dos critérios de segurança.
Com informações do Bahia.Ba.