A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o balanço da saúde durante o Carnaval de 2025, revelando uma redução de 12,5% no total de ocorrências médicas registradas, comparado ao ano anterior. Foram 111 atendimentos neste ano, contra 127 em 2024.

Foto: Leonardo Rattes / SaúdeGOVBA
A secretária Roberta Santana destacou a importância da estrutura montada para os atendimentos, com três mil plantões extras nos hospitais estaduais. Ela atribuiu a queda no número de ocorrências a um Carnaval com maior público e aos esforços de prevenção e segurança.
Dos atendimentos registrados, 75% (84) ocorreram no Hospital Geral do Estado (HGE), com outros atendimentos distribuídos entre diversas unidades de saúde. Sete hospitais que realizaram atendimentos em 2024 não registraram casos neste ano.
Além disso, a Sesab realizou a campanha “Camisinha Tá Na Mão”, distribuindo mais de 1,3 milhão de preservativos e fazendo 18.201 testes rápidos de ISTs. O projeto atendeu a 4.671 pessoas, sendo 38 casos positivos para HIV, 8 para hepatite B e 16 para hepatite C, além de 297 diagnosticados com sífilis.
No atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, o Hospital da Mulher não registrou ocorrências durante o período da festa. A Corregedoria da Saúde inspecionou 12.899 profissionais de saúde durante o evento.
A Hemoba, com horários especiais, coletou 717 bolsas de sangue para atender à demanda hospitalar durante a folia.
Com informações do Bahia.Ba.