Motofaixa reduz em quase 60% os acidentes com motos na Bonocô após primeiro mês de funcionamento

Após um mês da implantação da motofaixa na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador, os acidentes envolvendo motocicletas no trecho caíram em quase 60%, de acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A iniciativa tem sido bem recebida pelos motociclistas, que agora pedem a expansão do modelo para outras vias da capital baiana.

José Simões/Ag A TARDE

“Está sendo um sucesso, porque os motociclistas estão tendo mais segurança. Então, nós estamos reivindicando a colocação de mais motofaixas nas vias de grande circulação, como a Avenida Luís Viana Filho e a Antônio Carlos Magalhães”, afirma Marcelo Barbosa, presidente do Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas do Estado da Bahia (Sindmoto/BA).

O superintendente da Transalvador, Diego Brito, confirma que há planos de ampliação. Segundo ele, técnicos já avaliam a viabilidade de instalação em outras vias. A Avenida Luís Eduardo Magalhães é uma das próximas a receber o projeto.

Para o mototaxista Alex Santos, de 46 anos, a expansão da motofaixa é essencial. “Esse projeto é excelente. Eu espero que estenda por toda a cidade, na Paralela, por exemplo, e até na BR, porque são os mais perigosos para nós, por serem mais movimentados”, defende.

Segundo a Transalvador, três acidentes foram registrados na Bonocô desde a inauguração da motofaixa. No mês anterior, sem a sinalização, foram sete. Em 2025, já ocorreram 17 sinistros com motos na via, mas sem vítimas fatais.

No contexto geral da cidade, 15 pessoas morreram em acidentes com motocicletas entre janeiro e março deste ano. Em 2024, a Bonocô registrou 56 acidentes envolvendo motos, com duas mortes e 54 feridos. No total, Salvador teve 84 vítimas fatais em ocorrências com motos no ano passado — o que representa 59% das 142 mortes no trânsito na capital.

A motofaixa está situada entre as faixas 1 e 2 de cada sentido da via, junto ao canteiro central. O espaço, identificado por linhas tracejadas nas cores azul e branco, foi pensado para não alterar a dinâmica do tráfego. Junto com a novidade, o limite de velocidade da via foi reduzido de 70 para 60 km/h, seguindo determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A partir desta quinta-feira, 10, a fiscalização da nova velocidade entrou em vigor.

O recepcionista Lucas Bispo, de 28 anos, destaca o ganho em segurança. “Nós motociclistas costumamos ficar muito vulneráveis no trânsito, porque muitos carros mudam de faixa sem sinalizar. A motofaixa nos dá um espaço exclusivo, então eu sinto mais segurança passando por ela”, relata.

Informações do portal ATarde*

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