O policial civil Rodrigo Vasconcellos Nascimento, atingido por um tiro de fuzil durante a Operação Contenção nos Complexos do Alemão e da Penha, morreu na madrugada deste sábado (22) no Hospital Copa d’Or, na zona sul do Rio de Janeiro. Ele é o quinto agente de segurança a perder a vida na ação.
Lotado na 39ª DP, na Pavuna, Rodrigo foi baleado no alto da Serra da Misericórdia, no Complexo da Penha, em 28 de outubro. Nos últimos dias, apresentava sinais de recuperação, chegou a sentar na cama e chegou a haver mobilização do Hemorio para doações de sangue destinadas ao seu tratamento.

O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, lamentou profundamente a morte do agente. “Notícia muito triste. Ele estava melhorando a cada dia. Visitei-o no último domingo (16) e soube depois pelo médico que ele estava animado e chegou a sentar na cama”, afirmou.
Curi também destacou a dedicação do policial: “Rodrigo foi mais um grande herói que deu a vida pela sociedade. Não foi e jamais será em vão. Que Deus o receba de braços abertos e conforte os familiares e amigos”.
O governador do Rio, Cláudio Castro, também manifestou pesar, disse ter recebido com tristeza a confirmação do óbito e reforçou o compromisso do governo no combate ao crime organizado: “Seguirei firme, sem recuar um centímetro”.
Com a morte de Rodrigo Vasconcellos Nascimento, o número de vítimas da Operação Contenção chega a 122, incluindo cinco policiais — três civis e dois militares do Bope.