A Prefeitura de Igaraçu do Tietê (SP) realizou nesta quarta-feira (4) a retirada de milhares de camarões encontrados mortos na prainha da cidade, às margens do Rio Tietê. Os crustáceos foram recolhidos em sacos e encaminhados para descarte no aterro sanitário de Barra Bonita. Uma retroescavadeira também foi utilizada para remover os animais acumulados no leito do rio.

Foto: Marcus Vinicius Anjos.
O fenômeno começou a ser registrado na segunda-feira (2), em uma área de lazer próxima à barragem da Usina Hidrelétrica de Barra Bonita. Vídeos feitos por moradores mostram a grande quantidade de camarões espalhados pela margem. Parte dos animais foi levada pela correnteza, mas novos exemplares continuaram a aparecer nos dias seguintes.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Igaraçu do Tietê, a principal suspeita é a redução do oxigênio dissolvido na água, condição que pode ser provocada por fatores climáticos, ambientais ou até por intervenções humanas. Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) estiveram no local para coletar amostras da água e dos animais, que serão analisadas para identificar as causas da mortandade.
A Auren Energia, responsável pela usina de Barra Bonita, informou em nota que não há relação entre a manutenção preventiva da eclusa e o aparecimento dos camarões mortos. A empresa disse ter comunicado a Cetesb e se colocado à disposição para colaborar com as investigações.
O episódio reacende preocupações sobre a qualidade da água do Rio Tietê e os impactos ambientais que afetam diretamente a fauna aquática e o uso das áreas de lazer pela população.
Com informações do G1.