Os moradores do distrito de Mocambo, em Ibitiara, passaram a contar com abastecimento público de água tratada no início deste ano, após a entrada em operação de um novo sistema que recebe água da Barragem do Zabumbão. Implantado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), o sistema foi entregue à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pela operação e manutenção.

Para esclarecer dúvidas sobre o serviço, representantes da Embasa se reuniram com a comunidade no início de março, no Colégio Joel Porto. Durante o encontro, os moradores receberam informações sobre a qualidade da água distribuída e orientações sobre como mantê-la potável em suas caixas d’água. A equipe da empresa também apresentou a tabela de serviços disponíveis, os canais de atendimento e explicou o funcionamento do hidrômetro – equipamento que mede o consumo e que pode registrar vazamentos internos, impactando a conta de água.
Outro ponto abordado foi a cobrança da tarifa, incluindo os valores praticados e a importância do consumo consciente. Os moradores foram alertados de que, assim como em todo o Brasil, a tarifa da água tratada segue um modelo progressivo: quanto maior o consumo, maior o valor cobrado por metro cúbico nas faixas mais altas. Além disso, foram esclarecidos os critérios para adesão à tarifa social, que garante desconto para famílias de baixa renda com consumo de até 10 metros cúbicos por mês.
Para o gerente comercial da Embasa na Unidade Regional de Caetité, Flávio Cirqueira, esse primeiro contato com os novos clientes é fundamental para estabelecer um bom relacionamento. “É o momento de explicar como a água tratada chega às casas, os esforços e custos envolvidos, além de esclarecer as responsabilidades dos consumidores. Também é uma oportunidade para ouvir as expectativas da comunidade e acolher sugestões de melhoria”, afirmou.