O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta terça-feira (8) um novo programa chamado Celular Seguro, com o objetivo de coibir a revenda de celulares roubados e facilitar sua devolução às vítimas. As notificações automáticas serão enviadas pelo WhatsApp, utilizando os números verificados 2025-3003 ou 2025-3000, sempre que um novo chip for inserido em um aparelho com restrição.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Os usuários que receberem o alerta deverão acessar o site www.gov.br/celularseguro e seguir as orientações, que incluem a necessidade de comparecer a uma delegacia de polícia para regularizar a situação. Caso o titular não apresente nota fiscal ou não comprove ser o dono legítimo, o celular deverá ser devolvido.
A ativação prévia do Modo Recuperação é essencial para que o sistema de notificações funcione. Além disso, o governo disponibilizou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição, ferramenta que permite a consulta sobre a situação de um aparelho usando o número IMEI. O banco de dados é composto por informações da Anatel, boletins de ocorrência e o próprio Celular Seguro.
Para verificar o IMEI, basta digitar *#06# no teclado do aparelho. Aparelhos com múltiplos chips terão mais de um código IMEI, sendo necessário verificar todos os números.
A medida foi destacada pelo secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, como uma forma de combater o comércio ilegal e facilitar a restituição dos dispositivos às vítimas. Segundo ele, o programa visa garantir transparência e segurança no uso e aquisição de celulares no Brasil.
Com informações do Bahia.Ba.