O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, nesta quinta-feira (22), o resultado dos recursos relacionados aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Os participantes podem consultar se a solicitação foi aceita na Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. As respostas sobre a aceitação ou não das justificativas de ausência no Enem 2024 também estão disponíveis na mesma plataforma.
O período de inscrição para o Enem 2025 será de 26 de maio a 6 de junho. As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. O Inep reforça que, mesmo com a isenção ou justificativa de ausência aprovadas, a inscrição deve ser realizada obrigatoriamente na Página do Participante — único sistema habilitado para o processo.
O Enem é a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, os resultados são critério para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e podem ser utilizados para ingresso em instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o Inep.