A edição 2025 da Virada Cultural de São Paulo, que celebra os 20 anos do evento, contará com entrada gratuita e programação especial nos principais museus da Avenida Paulista. Entre os destaques está o Masp, que funcionará das 10h à meia-noite no sábado (24), com acesso liberado ao público mediante reserva online antecipada.

Foto: Fábio Tito/ g1
No Masp, o público poderá visitar 12 exposições em cartaz, incluindo “A Ecologia de Monet”, recém-inaugurada, além de mostras como “Frans Krajcberg: reencontrar a árvore”, “Geometrias” e “Artes da África”. No vão livre, serão exibidos filmes do cineasta Cacá Diegues, com sessões gratuitas e distribuição de ingressos uma hora antes de cada exibição.
Também com programação estendida, o Instituto Moreira Salles (IMS) abre as portas até 0h no sábado com duas exposições em destaque: “Luiz Braga – Arquipélago Imaginário”, com 250 fotografias da Amazônia, e “Beleza Valente”, de Zanele Muholi. A agenda inclui ainda oficina de câmera escura, roda de conversa sobre fotolivros e sessões gratuitas de cinema.
O Itaú Cultural participa da Virada com mostras como “Ocupação Palavra Cantada” e uma retrospectiva de Carlos Zilio. Haverá exibição do filme “O Auto da Compadecida 2” e apresentação teatral no fim de semana.
Já o Sesc Avenida Paulista promove espetáculos de dança, música, circo, oficina de origami e a exposição “Espelho do Poder”. O terraço recebe DJs e atrações musicais até a meia-noite de sábado.
A Japan House São Paulo, por sua vez, abre até 0h no sábado e oferece oficinas interativas e a exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”. A Casa das Rosas promove roda de poesia, doação de livros e a intervenção “Consultas Poéticas”. O Centro Cultural Fiesp reúne exposições, peças teatrais e shows gratuitos.
A Virada Cultural 2025 contará com mais de mil apresentações espalhadas por 21 palcos na capital, além de atividades em mais de cem espaços culturais. A expectativa é reunir 4,7 milhões de pessoas ao longo de 24 horas de programação ininterrupta.
A segurança será reforçada com o apoio de 9.900 agentes, entre policiais militares, guardas civis e seguranças privados. O evento contará ainda com o uso de 25 mil câmeras do programa Smart Sampa, com reconhecimento facial.
Com informações do G1.