Maioria dos brasileiros desaprova governo Lula, aponta pesquisa Quaest

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela Genial/Quaest revelou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por 56% da população, enquanto 41% manifestam aprovação. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder. O levantamento, realizado entre os dias 27 e 31 de março, ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Em comparação com janeiro, a reprovação ao governo petista cresceu sete pontos percentuais, enquanto a aprovação caiu seis pontos. O Nordeste, historicamente uma região favorável a Lula, registrou um aumento de nove pontos na desaprovação, atingindo 46%, enquanto a aprovação caiu de 59% para 52%.

Entre as mulheres, a desaprovação passou de 47% para 53%, e a aprovação caiu de 49% para 43%. Entre os homens, os índices também pioraram para o governo: 59% desaprovam a gestão, contra 52% em janeiro. Jovens de 16 a 34 anos demonstraram a maior variação, com a desaprovação subindo de 52% para 64%.

No critério de escolaridade, aqueles com ensino médio completo e superior incompleto formam o grupo que mais rejeita o governo, com 64% de desaprovação. Entre os que possuem ensino superior completo, a rejeição chega a 61%. Já entre os que têm apenas o ensino fundamental incompleto, o cenário é mais favorável ao governo, com 55% de aprovação.

Quanto à renda familiar, a desaprovação atinge 64% entre aqueles que ganham acima de cinco salários mínimos e 61% entre os que recebem entre dois e cinco salários. Entre os que ganham até dois salários, a aprovação é de 52%, mas caiu em relação à pesquisa anterior.

No recorte religioso, a maior rejeição vem dos evangélicos, com 67% de desaprovação. Entre os católicos, há um empate técnico: 49% aprovam e 49% desaprovam o governo.

A avaliação sobre o desempenho econômico também piorou. Para 56% dos entrevistados, a economia brasileira piorou nos últimos 12 meses, um aumento expressivo em relação às percepções registradas em janeiro. Além disso, 88% afirmam que os preços dos alimentos subiram no último mês, e 81% consideram que o poder de compra dos brasileiros diminuiu.

A pesquisa também fez comparações com gestões anteriores. Para 53% dos entrevistados, o atual governo é pior que os dois primeiros mandatos de Lula (2003-2010), enquanto 43% avaliam que é pior do que o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022).

Por fim, 56% acreditam que o Brasil está indo na direção errada, um aumento em relação à pesquisa anterior, enquanto apenas 36% avaliam que o país segue o caminho certo.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco