O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta sexta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente de Angola, João Lourenço, para uma visita de Estado.

O encontro acontece durante a Semana da África no Brasil e coincide com o 2º Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.
A reunião reforça o fortalecimento das relações diplomáticas e econômicas entre os dois países. Em 2023, Lula esteve em Angola, ocasião em que foram assinados sete acordos e memorandos técnicos nas áreas de turismo, saúde, educação e agricultura.
As relações comerciais também seguem em expansão. As exportações brasileiras para Angola cresceram 20,2% em 2023, alcançando US$ 492,7 milhões. Entre os principais produtos enviados ao país africano estão açúcares, carnes de aves, carnes suínas e petróleo. As carnes de aves (frescas ou congeladas) representam cerca de 20% do total exportado, segundo dados do Comexstat.