Montadora chinesa investe R$ 5,5 bilhões em nova planta instalada em Camaçari
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira (9) da inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com investimento de R$ 5,5 bilhões, a nova planta marca a chegada oficial da empresa ao Brasil e deve gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Durante a cerimônia, Lula ressaltou a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico e social da Bahia, além de reforçar a defesa da soberania nacional. “Esse ato aqui é a demonstração de que estamos criando uma pátria soberana”, afirmou o presidente, destacando o potencial produtivo e ambiental do país, que possui a maior reserva florestal do mundo, 12% da água doce do planeta e tecnologia avançada na extração de petróleo.
Ao tratar das relações internacionais, Lula reforçou que o Brasil busca manter boas parcerias com todas as nações, mas sem abrir mão da autonomia em suas decisões. “Ninguém mete o dedo no nosso nariz”, disse, citando uma conversa cordial que teve com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A nova unidade da BYD tem capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil unidades na segunda fase de expansão.
