Lula e Putin discutem crise na Venezuela e reforçam cooperação internacional

Na manhã desta quarta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar da crise na Venezuela. O contato foi confirmado pelo Palácio do Planalto e, segundo a agência estatal russa, marcou a primeira ligação internacional oficial de Putin em 2026.

Foto: Ricardo Stucker.

O diálogo ocorreu em meio à tensão gerada pela intervenção americana no país vizinho, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. Lula e Putin defenderam que a soberania e os interesses do povo venezuelano sejam preservados.

De acordo com comunicado oficial, os líderes trocaram opiniões sobre temas internacionais com foco na situação venezuelana e pactuaram em coordenar esforços para reduzir a instabilidade. Entre as medidas, destacaram a atuação conjunta no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Brics, bloco que reúne países emergentes do Sul Global.

Além da crise regional, Lula e Putin também discutiram o fortalecimento da cooperação bilateral. O tema será aprofundado na próxima reunião da Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira, prevista para fevereiro de 2026, com foco em áreas estratégicas de parceria entre os dois países.

A ligação reforça o papel do Brasil como interlocutor em questões internacionais e sinaliza a intenção de ampliar sua participação em iniciativas multilaterais voltadas para a estabilidade da América Latina.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco