Lula anuncia aporte bilionário em fundo internacional para preservação de florestas

País será o primeiro a investir no TFFF e Lula convida outras nações a ampliarem contribuições antes da COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta terça-feira (23) que o Brasil vai destinar US$ 1 bilhão ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês The Tropical Forest Forever Facility). O anúncio ocorreu durante evento de apresentação da iniciativa, promovido em parceria entre o governo brasileiro e o secretariado das Nações Unidas.

Lula destacou que o Brasil será o primeiro país a aportar recursos no TFFF e defendeu que outras nações façam “contribuições igualmente ambiciosas”, de modo a fortalecer as negociações e operações da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA).

De acordo com o presidente, o fundo representa um marco para o Sul Global. “O TFFF vai mudar o papel dos países de florestas tropicais no enfrentamento da mudança do clima por meio de incentivos econômicos reais”, afirmou.

O mecanismo permitirá que qualquer país contribua, estruturando um fundo misto cujos dividendos serão distribuídos anualmente entre os investidores e as nações que preservarem suas florestas.

A meta é reunir US$ 25 bilhões em aportes até novembro, antes do lançamento oficial do TFFF durante a COP30, com investimentos de capital júnior por parte dos países participantes.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco