Lula afirma que discutirá minerais críticos e terras raras com Trump em encontro oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira (20) que pretende levar à Casa Branca uma proposta de negociação sobre minerais críticos e terras raras, ressaltando que o Brasil não aceitará imposições externas. Lula destacou que o país possui grandes reservas desses recursos estratégicos e que a exploração deve ocorrer sob controle nacional, com foco em soberania e desenvolvimento da indústria brasileira.

Foto: Divulgação.

Segundo o Serviço Geológico Americano, o Brasil tem a segunda maior reserva de terras raras do mundo, atrás apenas da China. Apesar disso, a produção nacional representa apenas 1% do total global. Esses minerais são fundamentais para tecnologias de ponta, como chips de computadores e celulares, além de desempenharem papel central na transição energética.

Lula afirmou que pretende negociar de forma soberana, garantindo que a transformação e exploração ocorram dentro do território brasileiro. Ele também disse que levará suas propostas por escrito ao presidente Donald Trump, para evitar distorções.

Além da pauta sobre minerais críticos, o encontro deve abordar o combate ao crime organizado e a revogação de tarifas impostas pelo governo norte-americano a setores da indústria brasileira. A reunião está prevista para março, após viagem de Lula à Coreia do Sul.

A posição brasileira reflete a estratégia de não aderir a modelos de cooperação já oferecidos pelos EUA a outros países, como Ucrânia e China, e reforça a intenção de buscar parcerias que incluam transferência de tecnologia e fortalecimento da indústria nacional.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco