Sistema prejudicado por vandalismo e furto
Pelo menos seis localidades no Litoral Norte, em Camaçari e Mata de São João, seguem com problemas no fornecimento de água nesta sexta-feira (3). A Embasa atribuiu a interrupção e oscilação a vandalismo e furto de cabos na captação do sistema Pojuca, que abastece praias da região.
O serviço foi interrompido na madrugada de quinta (2) e retomado cerca de 10 horas depois. Apesar do reparo, o abastecimento permanece reduzido devido à alta demanda de verão. Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados e podem ser solicitados pelos canais de atendimento da Embasa: 0800 0555 195 ou Atendimento Virtual.
As áreas afetadas incluem Barra do Pojuca (Camaçari), Praia do Forte, Imbassaí, Malhadas, Campinas de Malhadas e Açu da Torre (Mata de São João).
Moradores relatam dificuldades
Moradores locais reclamam de desabastecimento persistente. Na Barra do Jacuípe, a empresária Maria Celeste Hermida contou que precisou contratar um caminhão-pipa para abastecer sua casa, desembolsando R$ 1 mil. Ela ainda aguarda atendimento pela Embasa, mesmo após prazo de entrega não cumprido.
A Embasa informou que reforçou a oferta de água na região com a instalação de um novo poço no sistema Machadinho Norte, em Camaçari, um investimento de R$ 2,5 milhões que beneficia 29,5 mil moradores de localidades como Arembepe, Barra de Jacuípe e Areias.