Em 2025, o Ilê Aiyê levará os foliões a uma imersão na ancestralidade e diversidade africana, celebrando o tema “Kenya: Berço da Humanidade”. A escolha destaca a importância histórica e cultural de um dos primeiros territórios habitados por seres humanos e marca os 50 anos do primeiro desfile do bloco pelas ruas de Salvador.
Por meio da música, dança e alegorias, o Ilê Aiyê contará a rica história do povo keniano, celebrando suas conquistas e heróis. O presidente do bloco, Antônio Carlos Vovô, explica que o Carnaval também será uma oportunidade para reforçar a relevância do continente africano na evolução humana.
“Nós já falamos de vários países africanos e estados brasileiros como nação africana. Sempre temas negros, de grandes revoluções e organizações negras. Em 2025, estamos preparando um grande Carnaval sobre o Kenya, um país muito rico culturalmente, com muita informação interessante que está sendo resgatada por nossa equipe de pesquisadores. Já temos uma seleção de músicas e esperamos vocês para essa festa”, convida Vovô.
O Ilê Aiyê também homenageará figuras históricas como Dedan Kimathi, Wangari Maathai e Jomo Kenyatta, símbolos da resistência contra a opressão colonial. Ao trazer essa história para a avenida, o bloco pretende inspirar o público a valorizar as raízes africanas e refletir sobre a luta pela independência e a preservação das riquezas culturais do continente.
Localizado na África Oriental, o Kenya é reconhecido como berço de importantes descobertas arqueológicas, como fósseis do Homo habilis e Homo erectus, ancestrais diretos do Homo sapiens. Essa conexão com a história da humanidade será destacada nas apresentações do Ilê, prometendo mais um desfile memorável, repleto de significados e mensagens poderosas.