O influenciador digital Carlinhos Maia foi condenado a indenizar o vendedor Luiz Antônio dos Santos, de 31 anos, em R$ 200 mil por danos morais. A decisão foi proferida pela Justiça de Mato Grosso na última terça-feira (6). O processo corre em segredo de Justiça e ainda cabe recurso.

A condenação é fruto de uma publicação feita em 2023, na qual Carlinhos comparou o resultado de um procedimento estético à condição física de Luiz Antônio, que possui má formação óssea. A postagem, considerada ofensiva, causou revolta nas redes sociais e foi amplamente criticada por internautas e entidades ligadas à inclusão.
“É desumano o que ele falou, o que ele fez. É preciso respeito. Acho repugnante o humor estúpido que debocha da condição física das pessoas. A pessoa faz um deboche e não vê o interior dela, não sabe o que está passando”, declarou Luiz, que comemorou a decisão judicial como um passo importante por mais respeito e dignidade.
Na época da polêmica, Carlinhos Maia chegou a publicar um vídeo com pedido de desculpas, afirmando que não teve intenção de ofender. Até o momento, o influenciador não se manifestou publicamente sobre a sentença.