O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (29) novas intervenções nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador. As medidas incluem a reforma da histórica Estação da Calçada e a implantação de uma Unidade de Beneficiamento de Pescados. A previsão é que as obras sejam concluídas entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Durante coletiva de imprensa do portal BNews, Jerônimo explicou que os testes com o VLT acontecerão inicialmente sem passageiros. “Depois, teremos um novo prazo para possíveis ajustes nos trilhos, no fornecimento de energia ou no sistema de drenagem”, afirmou.
O governador também destacou a execução de obras de macrodrenagem, realizadas em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com apoio do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Uma das novidades é a inclusão de vagões exclusivos para o transporte de cargas de ambulantes e feirantes. “Teremos vagões para quem vende cafezinho, picolé, peixe… Isso valoriza o entorno da obra e gera oportunidades para a economia informal”, disse Jerônimo.
A expectativa do governo é que o VLT contribua para o desenvolvimento do Subúrbio Ferroviário, com impactos positivos no turismo, na valorização cultural e até na especulação imobiliária. “É natural que isso aconteça. Precisamos garantir que os terrenos estratégicos gerem emprego e infraestrutura”, afirmou.
Sobre a possível expansão do VLT até a Ribeira e o Comércio, o governador informou que os estudos seguem em andamento, mas reforçou o foco no avanço atual das obras nos lotes que seguem até o Subúrbio e Águas Claras.