IPCA-15: Inflação acelera para 1,23% em fevereiro, maior alta para o mês desde 2016

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que antecipa a inflação oficial, registrou alta de 1,23% em fevereiro, segundo o IBGE. Esse é o maior avanço para o mês desde 2016 e foi impulsionado principalmente pelos aumentos nos grupos de Habitação e Educação.

Foto: Divulgação.

A alta foi puxada pelo reajuste na conta de luz, que subiu 16,33%, impactando 0,54 ponto percentual no índice geral. As taxas de água e esgoto também ficaram mais caras, com aumento de 0,52%.

No setor de Educação, as mensalidades escolares subiram 5,69% em média, com destaque para o ensino fundamental (+7,50%) e médio (+7,26%).

Alimentos e combustíveis também pressionaram a inflação. O grupo de Alimentação e Bebidas subiu 0,61%, enquanto os combustíveis aumentaram 1,88% em média, influenciados pelo reajuste do ICMS em fevereiro.

Com isso, a inflação acumulada em 12 meses alcançou 4,96%, acima da meta do Banco Central (3%, com teto de 4,5%).

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco