O Instituto Butantan deu um passo importante para o combate à dengue ao solicitar, nesta segunda-feira (16/12), o registro de sua vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina no mundo a ser administrada em dose única, o que pode facilitar a adesão à imunização e representar um avanço significativo no controle da doença.
Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan, comemorou a conquista: “Este é um dos maiores avanços da saúde e da ciência no país, com impacto internacional. A vacina em dose única contra a dengue, desenvolvida no Brasil, reafirma a importância de investir em pesquisas nacionais e no desenvolvimento de imunobiológicos internos.”
A vacina Butantan-DV é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro tipos de dengue em circulação no Brasil. Os testes clínicos, realizados desde 2010, demonstraram uma eficácia geral de 79,6% após dois anos. Em participantes com histórico de infecção pela doença, a eficácia foi de 89,2%, e de 73,6% em indivíduos que nunca tiveram dengue.
A fábrica do imunizante já foi inspecionada pela Anvisa e recebeu o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O Ministério da Saúde será responsável por definir os critérios de vacinação, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A pesquisa contou com a participação de 16 mil voluntários de todo o Brasil, e os resultados foram publicados na respeitada revista New England Journal of Medicine.