A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o envio de notificações para aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em seus benefícios. Os avisos serão enviados exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, com informações detalhadas sobre os valores retirados e as entidades que receberam os recursos.

O objetivo é que o beneficiário confirme se reconhece ou não o desconto. Caso não autorize a cobrança, poderá solicitar o reembolso diretamente no aplicativo ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A partir de quarta-feira (14), será possível acessar pelo Meu INSS ou pela Central 135 os dados completos sobre os descontos, como nome da entidade e o período da cobrança.
Se o segurado não reconhecer a cobrança, poderá solicitar o ressarcimento. A entidade responsável pelo desconto terá até 15 dias úteis para apresentar a autorização ou devolver o valor ao INSS, que então repassará o dinheiro ao beneficiário na mesma conta onde ele já recebe o benefício.
Mesmo que a entidade comprove a autorização, o segurado poderá contestar caso discorde.
O INSS alerta que não está enviando SMS, e-mails ou realizando ligações para tratar sobre o tema. Todo o processo será feito somente pelo app Meu INSS ou pela Central 135.
Para mais segurança, o instituto recomenda que os beneficiários ativem as notificações do aplicativo Meu INSS para receber os avisos diretamente no celular.
Na semana passada, o INSS informou a mais de 27 milhões de segurados que seus benefícios não tiveram descontos irregulares. Agora, a verificação chega a quem teve valores deduzidos, com a possibilidade de revisão e reembolso.
O cruzamento de dados e o processo de verificação serão realizados sem necessidade de envio de documentos adicionais. Basta o beneficiário informar se reconhece ou não o desconto.