Nesta terça-feira (25), foi lançada a 22ª edição do Prêmio Innovare, que reconhecerá práticas inovadoras no sistema judiciário, com foco no tema “Tecnologia e Eficiência da Justiça”. O evento ocorreu na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, e contou com a presença de ministros como Herman Benjamin, presidente do STJ, e Ayres Britto, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do conselho do Instituto Innovare.

Foto: Afonso Ferreira/TV Globo
As inscrições para a premiação estão abertas até 26 de maio de 2025 e podem ser realizadas por integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias Públicas e Advocacia, diretamente no site oficial do prêmio.
A cerimônia também marcou o lançamento de um livro comemorativo dos 20 anos do Prêmio Innovare, que conta a trajetória de mais de 298 práticas vencedoras desde 2004. Esses exemplares serão distribuídos a órgãos do sistema de justiça, com o intuito de divulgar e estimular a aplicação das iniciativas premiadas.
O presidente do STJ, Herman Benjamin, destacou a importância do prêmio como ferramenta de transformação social, fortalecendo a confiança no Poder Judiciário. Sérgio Renault, diretor-presidente do Instituto Innovare, celebrou as contribuições do prêmio ao longo de duas décadas, ressaltando a colaboração de diversos profissionais na construção de melhorias para o sistema de justiça.
A premiação conta com categorias como Tribunal, Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça e Cidadania, além de uma categoria específica para iniciativas selecionadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com o apoio de instituições como o CNJ, Ministério da Justiça e Segurança Pública, e associações de magistrados e advogados, o Prêmio Innovare segue reforçando seu papel na modernização e eficiência do sistema judiciário brasileiro.
Com informações do G1.