O Aeroporto de Heathrow, em Londres, o maior da Europa, foi fechado nesta sexta-feira (21) devido a uma queda de energia causada por um incêndio. O incidente interrompeu operações aéreas e afetou milhares de passageiros ao redor do mundo.

A operadora Heathrow Airport Holdings anunciou que o aeroporto permanecerá fechado até 23h59 locais (20h59 em Brasília). O fechamento impactou ao menos 1.351 voos, segundo o site Flightradar, prejudicando conexões com mais de 80 países.
O incêndio começou na noite de quinta-feira (20) em uma subestação elétrica no subúrbio de Hayes, responsável pelo fornecimento de energia para o aeroporto. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter as chamas na manhã desta sexta-feira.
Companhias aéreas como Qantas e United Airlines foram forçadas a desviar ou cancelar voos. O Aeroporto de Gatwick começou a receber algumas aeronaves que pousariam em Heathrow.
Além do aeroporto, cerca de 100 mil residências ficaram sem energia devido ao incêndio. O governo britânico trabalha para restaurar o fornecimento, mas aproximadamente 4 mil casas ainda estão sem eletricidade.
Heathrow é um dos aeroportos mais movimentados do mundo, com cerca de 84 milhões de passageiros em 2024. O fechamento inesperado gerou transtornos para milhares de viajantes e empresas aéreas.