A partir de hoje (14), entra em vigor a medida que zera o imposto de importação para itens como carne, açúcar, milho e café. A decisão, aprovada por unanimidade pela Camex (Câmara de Comércio Exterior) na última quinta (13), busca combater a inflação dos alimentos e aliviar os preços ao consumidor.

Foto: Eduardo Matysiak/Futura Press/Estadão Conteúdo
Entre os produtos contemplados estão carne (antes taxada em 10,8%), café (9%), açúcar (14%), milho (7,2%) e outros, como azeite e sardinha. Segundo especialistas, a medida reflete a preocupação do governo com o impacto da inflação na popularidade do presidente Lula e no cotidiano da população.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, responsável pelo anúncio da medida, garantiu que os consumidores serão beneficiados sem prejudicar os produtores nacionais, pois o Brasil importa poucas quantidades desses produtos. Além disso, outras iniciativas, como a ampliação do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e o fortalecimento dos estoques reguladores, visam reduzir os custos e estabilizar os preços.
Com informações do G1.