O Ilê Aiyê celebra seus 50 anos de história com um ensaio especial na Senzala do Barro Preto, às 20h deste sábado (23). O evento, parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro, começa nas ruas da Liberdade, com uma caminhada ao som da Band`Aiyê. A concentração será às 18h30, no Plano Inclinado Liberdade/Calçada, de onde o público segue em direção à Ladeira do Curuzu.
A festa, que marca a continuidade das comemorações iniciadas no dia 1º de novembro, contará com convidados especiais que compartilham da trajetória de resistência e valorização da cultura negra do primeiro bloco afro do Brasil. Entre eles, as alas de canto dos blocos Cortejo Afro e Muzenza, as bandas Didá e Orisun e o DJ Fábio Lima, que recebe o público com ritmos como Kuduro, Afro House e Zouk, em um encontro com a musicalidade africana.
“Estamos muito felizes por essa participação e com uma expectativa enorme para o dia 23. Essa celebração reforça os 50 anos do Ilê com o apoio do Salvador Capital Afro. Tenho certeza de que a comunidade da Liberdade, de Salvador e da Bahia está vibrando com essa realização”, diz Antônio Carlos dos Santos Vovô, presidente do bloco.
Outras atrações do fim de semana
Ainda no sábado, a partir das 17h, integrantes do bloco Muzenza desfilam pelas ruas do Pelourinho, com saída da Rua Alaíde do Feijão, antiga Rua das Laranjeiras.
No domingo (24), a banda percussiva A Mulherada, composta exclusivamente por mulheres, realiza um afrocortejo saindo do Largo do Pelourinho, às 16h. O grupo se destaca pelo trabalho em prol dos direitos das mulheres e do empoderamento feminino, usando a música como ferramenta de luta e expressão.
“Participar do Salvador Capital Afro é uma honra e um marco importante para o grupo. É uma oportunidade de celebrar nossa ancestralidade e fortalecer as vozes femininas na cultura afro-brasileira. Estamos ansiosas para ressoar a força dos nossos tambores e dançarinas pelas ruas do Pelourinho”, afirma Elma Andrade, diretora administrativa do grupo.
Próxima semana
A programação segue na segunda-feira (25) com as Filhas de Gandhy, que sairão do Largo do Pelourinho, às 17h, rumo à Escadaria do Passo, encerrando o cortejo ao som de ijexá. Na terça-feira (26), Gerônimo e a Banda Mont Serrat animam o público na Escadaria do Passo.
Confira a programação completa do Novembro Salvador Capital Afro no site www.salvadordabahia.com/novembro.