Uma idosa de 74 anos de Fernando Prestes (SP) registrou boletim de ocorrência após perder a visão do olho direito em uma cirurgia de catarata no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga (SP). O procedimento foi realizado em 11 de novembro de 2024, quase um mês após um mutirão de catarata no mesmo local, que deixou 12 pessoas cegas.

Foto: Divulgação.
Liberata Fidelis Manjerão, que passou pela cirurgia, foi informada durante o procedimento de que havia perdido a visão em um dos olhos. Desde então, sua família busca alternativas para reverter o problema, mas não obteve respostas satisfatórias. Quatro dias após a operação, a paciente passou por uma nova cirurgia de urgência, mas sem sucesso.
A Polícia Civil está investigando o caso, incluindo a possibilidade de relação com o mutirão realizado em outubro de 2024, no qual os pacientes sofreram complicações graves devido ao uso incorreto de um antisséptico durante as cirurgias. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que está buscando uma nova empresa para administrar o AME de Taquaritinga e prometeu investigar os contratos do Grupo Santa Casa, responsável pela unidade.
Com informações do G1.