Uma pesquisa realizada pela Quaest, encomendada pela Genial Investimentos, revelou que os governos estaduais são mais bem avaliados do que o governo federal no enfrentamento ao crime organizado e à violência. Enquanto 36% dos entrevistados consideram positiva a atuação dos governadores, apenas 25% avaliam o governo federal da mesma forma.

Foto: Divulgação/Polícia Civil.
Principais dados da pesquisa
- Problema nacional: Para 70% dos entrevistados, a violência e o crime organizado são questões nacionais, reforçando a necessidade de uma ação conjunta entre União e estados.
- Responsabilidade compartilhada: 85% defendem que o combate ao crime organizado deve ser responsabilidade tanto do governo federal quanto dos estaduais.
- Críticas ao sistema judicial: 86% concordam que “a polícia prende, mas a Justiça solta”, apontando a legislação como um ponto fraco no combate à violência.
Contexto e impacto
A pesquisa destaca o desgaste do governo federal na área de segurança pública, mas também aponta que os governadores enfrentam resistência à proposta de PEC apresentada pelo governo Lula, que busca reforçar a atuação federal como coordenador de uma política nacional de segurança.
Com a segurança pública sendo um tema central para as eleições de 2026, os candidatos deverão apresentar propostas mais rígidas e coordenadas para atender às demandas da população. V
Com informações do G1.