Governo reduz imposto de importação de nove alimentos para conter alta nos preços

O governo federal anunciou, na noite desta quinta-feira (6), a isenção do Imposto de Importação sobre nove produtos alimentícios como parte de uma estratégia para combater a inflação no setor. A medida, que aguarda aprovação da Câmara de Comércio Exterior (Camex) para entrar em vigor nos próximos dias, inclui azeite, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, massas alimentícias, café, carnes e açúcar. Além disso, a cota de importação do óleo de palma foi ampliada de 65 mil para 150 mil toneladas.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que a iniciativa busca equilibrar a oferta de alimentos nos momentos de alta de preços, garantindo que os consumidores sejam beneficiados sem prejudicar os produtores nacionais. “O objetivo é complementar o mercado, sem afetar a produção interna”, afirmou Alckmin.

Outra ação anunciada pelo governo envolve o fortalecimento dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A instituição solicitou R$ 737 milhões para recompor seus estoques, medida que permitirá maior controle sobre a oferta e os preços dos alimentos.

Além disso, o governo definiu que os itens da cesta básica terão prioridade no próximo Plano Safra, com incentivos voltados à produção interna. Também será acelerado o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), permitindo um aumento no número de registros no sistema. Com isso, produtos como leite, mel, ovos e carnes terão liberação mais ágil para comercialização, favorecendo o abastecimento e a estabilidade de preços no mercado nacional.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco