O governo federal, por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu nesta quinta-feira (22 de maio de 2025) a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso dos azeites das marcas Almazara e Escarpas das Oliveiras.

Foto: Freepik.
Motivo da proibição
- Embaladora com CNPJ extinto – Os azeites eram embalados pela empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda., cujo CNPJ foi extinto em novembro de 2023.
- Risco à saúde – O Ministério da Agricultura e Pecuária já havia vetado essas marcas em 2024, alegando incerteza sobre a origem e composição dos produtos.
Outras marcas proibidas recentemente
Na terça-feira (20 de maio), os azeites das marcas Alonso e Quintas D’Oliveira também foram vetados pela Anvisa, após denúncias sobre irregularidades sanitárias. Em outubro de 2024, o governo realizou apreensões e proibiu a venda de lotes das quatro marcas.
A recomendação para os consumidores é evitar o consumo desses produtos e verificar a procedência do azeite antes da compra.
Com informações do G1.