O Governo Federal anunciou um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da educação básica. Com a atualização, o valor mínimo da remuneração para docentes da rede pública passa a ser de R$ 4.867,77 para uma jornada de 40 horas semanais.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na noite de quinta-feira (25) em suas redes sociais e oficializado na sexta-feira (26) com a publicação da Portaria Nº 77/2025 no Diário Oficial da União.
O reajuste ficou acima da inflação de 2024, que registrou 4,83% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 4,77% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). “Valorização dos nossos professores”, escreveu o ministro Camilo Santana na rede social X.
O pagamento do novo piso depende da regulamentação por estados e municípios, que utilizam recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com complementação da União.
Criado em 2008, o piso salarial do magistério busca garantir uma remuneração mínima para professores com jornada de 40 horas semanais. Desde então, o valor tem apresentado ganhos reais para a categoria. “Essa trajetória de valorização foi possível nos últimos 15 anos em função da lei do piso”, destacou Armando Simões, secretário substituto da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase).
Com informações do Bahia Notícias.