O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (30) um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação do Sistema Único de Saúde (SUS) diante dos efeitos da crise climática. O pacote prevê a construção de novas unidades, a aquisição de equipamentos preparados para eventos extremos e integra o AdaptaSUS, plano apresentado durante a COP30, em Belém.
A iniciativa foi detalhada no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão). No evento, o ministro Alexandre Padilha ressaltou que a emergência climática já configura um desafio global para a saúde pública, citando que um em cada 12 hospitais no mundo chega a interromper serviços por causa de fenômenos climáticos severos.

Durante o congresso, também foi lançado o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, que reúne orientações para estruturar UBS, UPAs e hospitais capazes de enfrentar impactos provocados por chuvas intensas, ondas de calor e outros eventos extremos.
O documento, agora incorporado ao PAC Saúde, estabelece diretrizes de reforço estrutural, autonomia energética e hídrica, inteligência predial e padrões de segurança. Além disso, o Ministério da Saúde criou um grupo técnico com especialistas da pasta, Fiocruz, Anvisa, Opas e conselhos de saúde para detalhar e acompanhar as medidas de resiliência previstas.