Governo da Bahia lança shuttle elétrico para conectar aeroporto e metrô de Salvador

A cidade de Salvador deu mais um passo rumo à sustentabilidade com a inauguração do shuttle elétrico que fará a conexão direta entre o Aeroporto Internacional e a estação de metrô. O trajeto, que anteriormente era feito por ônibus a diesel, será agora percorrido de maneira mais eficiente e ecológica em apenas quatro minutos. A entrega do serviço foi realizada nesta quarta-feira (26), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, e outras autoridades.

Foto: Joci Santana/GOVBA

Atualmente, o serviço de transporte gratuito é operado pela CCR Metrô Bahia e realiza cerca de 230 viagens diárias. Em 2024, o número de passageiros superou 1,4 milhão, com intervalos de 10 minutos durante os horários de pico e de 15 minutos durante o restante do dia, inclusive aos domingos.

“Estamos celebrando mais uma parceria com a CCR, trazendo uma inovação importante para Salvador e para a Bahia. A transição para um transporte elétrico, sem emissão de gás carbônico, representa um avanço significativo na busca por um futuro mais sustentável para a cidade”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Os novos ônibus, agora elétricos, substituem os modelos a diesel e farão o trajeto sem paradas intermediárias, priorizando a praticidade e o conforto dos passageiros. Com ar-condicionado, piso baixo e capacidade para transportar bagagens, os veículos contarão com conectores USB para recarga de celulares e um design moderno, voltado para a eficiência e a acessibilidade.

A mudança faz parte de uma iniciativa mais ampla de transição energética, coordenada pela Sedur/CTB, que também inclui a substituição dos ônibus a diesel pelo modelo elétrico em outros segmentos de transporte público. Os três novos ônibus adquiridos pela CCR Metrô Bahia são da marca BYD, com dois veículos operacionais e um reserva.

Com motores mais eficientes, os novos ônibus representam uma significativa redução na emissão de poluentes, deixando de liberar 128 toneladas de CO₂ por ano. Além disso, a operação será mais silenciosa, oferecendo maior conforto aos usuários. De acordo com Júlio Freitas, diretor da CCR, a conexão entre o Aeroporto de Salvador e o sistema metroviário é essencial para o transporte da população, que já ultrapassa os 420 mil passageiros diários.

Este é um marco importante para a cidade, não apenas pela melhoria na qualidade do transporte público, mas também pelo seu impacto positivo na preservação ambiental e na modernização da infraestrutura urbana.

Com informações do Bahia.Ba.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco