Ações envolvem segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura para garantir uma temporada segura, inclusiva e movimentar a economia do estado
O governador Jerônimo Rodrigues lançou, nesta quarta-feira (17), o Projeto Verão 2025/2026, que tem como tema “Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!”. A iniciativa reúne ações integradas do Governo do Estado nas áreas de segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos, esporte e infraestrutura, com foco em garantir um verão seguro, acolhedor e estruturado para baianos e turistas.

Durante o lançamento, o governador assinou a lei que altera o nome da Praça das Artes, Cultura e Memória, no Pelourinho, que passa a se chamar Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, em homenagem ao artista e à cultura popular baiana.
“Trabalhamos para acolher bem baianos e turistas, com ações planejadas e investimentos em diversas áreas, fortalecendo o turismo, a cultura e a cidadania”, afirmou Jerônimo Rodrigues, ao lado do vice-governador Geraldo Júnior e de secretários estaduais.
O verão contará com uma das maiores operações de segurança já realizadas no estado. Serão mobilizados quase 11 mil profissionais, 257 viaturas e 3.530 postos de serviço em 98 municípios, em uma atuação integrada entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais forças de segurança. A Polícia Militar empregará 9.500 policiais, enquanto o Corpo de Bombeiros atuará com 1.095 bombeiros, reforçando a segurança em praias, festas populares e áreas turísticas. A Polícia Civil também ampliará a presença durante a temporada.
A programação cultural começa no dia 1º de janeiro, com o tradicional Pôr do Som, no Farol da Barra, em Salvador, comandado por Daniela Mercury. O calendário inclui lavagens tradicionais, como a Lavagem do Bonfim (15/01), Santo Amaro (26/01) e Itapuã (05/02), com apoio do Programa Ouro Negro, que em 2026 alcança investimento recorde.
O Pelourinho será novamente palco do projeto Amô pelo Pelô, com programação contínua e atrações como Olodum, Márcia Short, Osba, Josyara, Cortejo Afro e Nara Couto. Também estão previstas a Virada Cultural dos Museus, ações em bibliotecas públicas e atividades culturais nos bairros.
A Secretaria de Turismo da Bahia projeta a circulação de mais de 10 milhões de visitantes no verão 2025/2026, com reforço nos receptivos e pontos de atendimento ao turista. A pasta também firmou parceria com a Neoenergia Coelba para garantir o fornecimento de energia em regiões turísticas durante a alta estação.
Na área da saúde, a Sesab e a Hemoba reforçarão campanhas de doação de sangue, vacinação e combate à dengue. Já a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos atuará nos eventos populares com ações educativas e de prevenção a violações de direitos.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres intensificará campanhas de enfrentamento à violência de gênero, como “Oxe, me respeite!”, além de ações de acolhimento para trabalhadoras dos festejos.
O verão também contará com programação esportiva e de lazer em Salvador e no interior, além do Projeto Férias na Escola, que transforma unidades da rede estadual em espaços de convivência durante o recesso.
Na infraestrutura, a Embasa reforçou o abastecimento de água em áreas litorâneas, enquanto a Agerba ampliará a operação do Ferry-Boat e do sistema hidroviário para garantir mais fluidez e conforto aos usuários.
Na economia, a Desenbahia segue operando linhas de crédito para empresas do turismo e cooperativas. Na comunicação, pela primeira vez, os principais eventos do Verão 2026 serão transmitidos em rede nacional pela TVE, incluindo o Pôr do Som, a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá e o Carnaval.