Governo avalia reajuste na taxa de emissão de passaportes após 10 anos

O governo Lula (PT) está analisando uma proposta da Polícia Federal (PF) para reajustar a taxa de emissão de passaportes, atualmente fixada em R$ 257,25. O último reajuste ocorreu em 2015, durante o governo de Dilma Rousseff. Caso o aumento seja corrigido pela inflação acumulada desde então, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o valor poderia chegar a R$ 430,01.

Proposta em análise

A proposta foi apresentada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em março de 2024 e ainda está nas etapas iniciais de avaliação. Em outubro, o estudo justificando o reajuste foi revisado, mas a PF não divulgou o valor atualizado sugerido. Não há previsão para a conclusão da análise ou para a implementação do reajuste, caso aprovado.

Cautela diante da impopularidade

Apesar da necessidade de atualização, o governo demonstra cautela devido à possível repercussão negativa da medida. Em 2024, o Brasil emitiu mais de 2 milhões de passaportes, número que reflete a alta demanda pelo serviço.

Com informações do Bnews.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco